Destaques


Metamorfose realiza Encontro de Escritores em Porto Alegre

A Metamorfose Cursos, criadora do Curso de Formação de Escritores, realiza dia 30 de setembro o III Encontro com Escritores, em Porto Alegre, RS.

Haverá apresentações musicais, autógrafo de livros, entrega de certificado aos formandos, espaços para convivência e, claro, mesas incríveis sobre processo criativo, carreira de escritor e mercado editorial, com mediação de Marcelo Spalding.

Entre os convidados estão professores do Formação de Escritores e convidadas, com destaque para Leticia Wierzchowski e Valesca de Assis.

Leticia Wierzchowski é gaúcha de Porto Alegre e estreou na literatura em 1998 com o romance O Anjo e o resto de nós. Desde então, não parou mais de contar histórias. Em 2002, Leticia Wierzchowski resolveu voltar seus olhos para o passado da região onde nasceu, o sul do Brasil – o Continente de São Pedro do Rio Grande do sul era fronteira do império brasileiro e passou 300 anos grávido de guerras. Para contar um pouco desse panorama pelo ponto de vista feminino foi que ela escreveu A casa das sete mulheres. Após ganhar as telas da Globo, a história teve exibição em mais de 40 países do mundo, em lugares tão distantes quanto China e Afeganistão. Ficcionista incansável, Letícia tem mais de 30 livros de ficção adulta e infantil publicados no Brasil e no exterior, entre eles Sal, Uma ponte para Terebin, Deriva, Cristal Polonês e O menino que comeu uma Biblioteca – os dois últimos com o selo de Altamente Recomendavel pela FNLIJ e adotados em escolas de todo país. É professor
a de escrita criativa e trabalha também como roteirista audiovisual.

Valesca de Assis, patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2017, estreou como escritora em 1990, com a obra A valsa da medusa, pela editora Movimento, 3ª ed. Ainda na década de noventa, publicou A colheita dos dias (1992, Movimento, 8INVERSO, 2012) e O livro das generosidades (1997, Artes e Ofícios). Além das obras de estreia, traz consigo uma verdadeira coleção de publicações: Harmonia das esferas; Todos os meses; Diciodiário; Um dia de Gato; Vão pensar que estamos fugindo; A ponta do silêncio; Bichos e Coleções; Caderno de Histórias; Moinhos de Deus. E também de premiações: APCA; Prêmio Especial UBE; Prêmio AGES Crônica; Troféu Palavra Viva SINTRAJUFE-RS; Prêmio AGES Lit. Infantil; Prêmio AGES Narrativa longa; finalista do Prêmio Açorianos Conto.

Entre os professores, destaque para Jane Tutikian, Márcia Ivana de Lima e Silva e Gustavo Czekster, que estreiam no evento.

Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre, onde reside. É membro da Academia Literária Feminina, da Academia Rio-Grandense de Letras e do Pen Clube Português. Escreveu 23 livros, entre contos, novelas e novelas infanto-juvenis. Teve dois livros adaptados para o teatro e recebeu alguns dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, como Prêmio Jabuti, Açorianos, Tibicuera, etc. Participou de várias antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM. Foi patrona de muitas Feiras do Livro do interior do RS e patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. É professora titular da UFRGS, tendo sido Diretora do Instituto de Letras e Vice-Reitora.

Márcia Ivana de Lima e Silva é professora do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela UFRGS, Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é autora do livro A gênese de Incidente em Antares.

Gustavo Czekster é formado em Direito na PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS. É doutor em Escrita Criativa pela PUCRS. Já publicou dois livros de contos: O Homem Despedaçado, em 2011, e Não Há Amanhã, em 2017, este último vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Minuano de Literatura, Prêmio AGES de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti. Em 2022, lançou o romance "A nota amarela, seguida de 'Sobre a Escrita: um ensaio à moda de Montaigne", que venceu o Prêmio da Academia Riograndense de Letras e foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2022.

Inscrições ainda podem ser realizados pelo WhatsApp +55-51-99319-5780, com Marcelo - VAGAS LIMITADAS.

+ leia sobre o II Encontro, realizado em 2021 

+ leia sobre o I Encontro, realizado em 2018 

voltar