Curso Online de Formação de Escritores

aulas semanais ao vivo - curso inédito e exclusivo para todo o Brasil

Curso Online de Formação de Escritores é um conjunto de oficinas que abordam aspectos estéticos, teóricos e comerciais para quem é ou deseja se tornar escritor, com ênfase em Escrita Criativa e Criação Literária. Com aulas semanais, o curso promove o contato com escritores profissionais reconhecidos, tornando-se uma experiência completa e transformadora para quem gosta de escrever, deseja publicar um livro ou trabalhar com a escrita.

Desde 2015 ocorrendo de forma ininterrupta e com mais de 530 alunos formados, o curso é realizado em formato online, utilizando a transmissão de aulas semanais ao vivo (síncronas) feitas exclusivamente para os alunos matriculados nesta modalidade, além da disponibilização de vasto material multimídia e textos lidos e comentados por escritores profissionais. As turmas têm em média 25 alunos, um número que permite a participação efetiva e o diálogo com o professor. E caso você perca alguma aula ao vivo, pode assistir à gravação posteriormente.

publicação de livro individual ao final do curso

Além das aulas, ao longo do curso cada participante participará de coletânea paga pela própria editora e produzirá um livro individual, do gênero que escolher, e este livro, ao final do curso, poderá ser publicado pela Editora Metamorfose. Já foram mais de 250 livros publicados nestes anos de curso. Ou seja, é sua grande chance de publicar um livro individual com uma formação adequada para isso.

curso feito por escritores e aulas ministradas por escritores

O curso foi desenvolvido e é dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding, escritor finalista do Prêmio Jabuti, editor, jornalista e professor com doutorado em Literatura pela UFRGS e pós-doutorado em Escrita Criativa pela PUCRS, que há mais de 15 anos ministra oficinas literárias presenciais e online. Ao final, é emitido certificado de Curso Livre com 200 horas-aula.

oportunidade única de você participar do maior polo de estudo
e produção de Escrita Criativa do Brasil sem sair de casa

Além do próprio Spalding, o corpo docente do curso conta com autores reconhecidos e premiados nacionalmente, profissionais do mercado editorial e jovens talentos formados pela principal faculdade de Escrita Criativa do país, a PUCRS.

Horários:

• TERÇAS À TARDE: das 14h às 16h
• TERÇAS À NOITE: das 19h às 21h
• SÁBADOS: um sábado por mês, das 9h às 16h

preço fixo da mensalidade, não aumenta ao longo do tempo

Duração: 15 meses

Início das aulas: julho de 2024 (data a definir)

Investimento: matrícula de R$ 300,00 + 15 x R$ 250,00

pagamento feito mês a mês, você não precisa pagar o curso todo agora nem usar o limite do seu cartão, além de poder interromper o curso antes do fim sem pagamento de multa

cadastre-se gratuitamente para ser avisado de novas turmas


Conteúdos do Curso

Conceitos fundamentais de Escrita Criativa
Escrita criativa X literatura; o que é literatura e o que é um bom texto literário; o conceito de literariedade; conceitos fundamentais para a escrita criativa, como subtexto, verossimilhança, catarse; erros mais comuns, como clichê, repetições, pleonasmos; as figuras de linguagem.

Elementos da narrativa e o universo ficcional
Como construir um universo ficcional; os tipos de narrador e sua importância para a narrativa; análise estrutural da narrativa; modelos de construção de narrativas, como A Jornada do Herói; espaço narrativo e ambientação; o tempo narrativo e a manipulação temporal; tipos e funções das personagens.

Escrevendo contos
Aspectos estruturais do conto moderno: subtexto, tensão, intensidade; leitura de ficções e reflexões de Poe, Piglia, Cortázar, Ítalo Calvino, Machado de Assis, Simões Lopes Neto; o miniconto.

Escrevendo narrativas longas: novela e romance
A construção do romance e da novela; importância do planejamento; diferenças e semelhantes entre romance e novela (e entre novela e conto).

Escrevendo diálogos
A construção do diálogo como representação da fala; diferenças de fala e escrita, do coloquial e do formal: quando e onde subverter a linguagem formal; o preconceito linguístico e sua aplicação na literatura; a linguagem do narrador; escolha vocabular.

Escrevendo crônicas
A crônica narrativa, descritiva e dissertativa; a linguagem jornalística e a linguagem da crônica; semelhanças e diferenças do conto e da crônica; a crônica no Brasil; Nelson Rodrigues, Cony, Verissimo.

Escrevendo poesia
Versos, sons e ritmos: a literatura na sua forma mais pura; a rima e os tipos de poesia; a poesia clássica; a poesia moderna; a possibilidade ou não da tradução da poesia; leitura de poemas e reflexões de Poe, Baudellaire, Rubem Dario, Neruda, Fernando Pessoa, Drummond, Manuel Bandeira.

Escrevendo roteiros
Técnicas de escrita de roteiros; o roteiro como gênero emergente na contemporaneidade; literatura, televisão e cinema: diálogos possíveis.

Escrevendo não-ficção
Técnicas de escrita criativa para a escrita de relatos, biografias, memórias, crônicas e demais gêneros de texto de não-ficção; o espaço no mercado editorial para a não-ficção; técnicas e conceitos de retórica e texto jornalístico.

Crônicas de viagem
A escrita de crônicas de viagem e jornalismo de aventura de Airton Ortiz. Nesta oficina, você será o protagonista da crônica; isto é, além de construir uma história a partir de uma experiência real, você entrará no drama interpretando o papel principal.

Escrevendo literatura fantástica
Aliando doses de teoria com espaço para prática, o curso Escrevendo Literatura Fantástica é um espaço para leitura, discussão e escrita de textos de litetarura fantástica.

Escrevendo literatura infantil e juvenil
Especificidades da literatura feita para crianças e jovens; o crescimento do mercado de literatura infantil e juvenil; o livro como objeto e o livro como brinquedo; a ilustração e o design editorial; a contação de histórias.

Publicando seus escritos
Os caminhos para se publicar um livro; desafios, oportunidades e armadilhas do mercado editorial; o livro digital e o livro impresso na era digital.

Contos populares, folclóricos e memorialísticos
O território da narrativa curta; o conto popular e seus desdobramentos - maravilhoso, fadas, encantamento, o reconto e suas desconstruções; o conto folclórico e seus derivados, e seus elementos do popular regional (o mito, a lenda, a fábula, os costumes e valores locais, os ditados e as festas populares); o território do confessional; o conto memorialístico (diário, carta, confissão).

Bastidores da criação literária
O que escritores consagrados como Machado, Caio F., Poe, Quiroga e outros escreveram sobre o processo de criação; o que a crítica genética revela sobre o processo criativo de escritores como Erico Verissimo.

O livro para além do texto
Elementos de diagramação, design, capa e ilustrações na produção editorial.

Marketing digital para escritores
Como produzir material de divulgação para a imprensa e as estratégias de comunicação específicas para a divulgação de livros e escritores; etapas da divulgação; o marketing digital; técnicas e os recursos necessários para agregar valor ao nome do autor e ao de sua obra.

Oficina de Gramática para Escritores
Leitura e análise de textos, visando à compreensão da função de aspectos gramaticais e estilísticos relativos à sintaxe frasal e textual; 2) produção e revisão de escrita, visando ao domínio de recursos textuais e ao desenvolvimento da percepção de desvios gramaticais recorrentes na escrita.

Oficina de revisão e leitura crítica
A oficina de Revisão e Leitura Crítica tem o objetivo de apresentar formas de atuação relacionadas a essas áreas. Parte da exposição de conceitos essenciais para o desempenho das funções, passando para definições dessas carreiras e correlatas e discutindo a configuração atual de mercado.

As ementas das disciplinas podem sofrer alterações de acordo com cada professor, assim como as leituras indicadas, devendo, porém, permanecer a essência de cada uma delas de acordo com o projeto pedagógico do curso.

cadastre-se gratuitamente para ser avisado de novas turmas


Uma experiência completa que vai muito além das aulas


Transmissão de aulas semanais ao vivo (síncronas) feitas exclusivamente para os alunos matriculados nesta modalidade.

Participação em coletâneas exclusivas e possibilidade de publicação de livro individual ao final do curso.

Completo material didático multimídia para consulta ao longo do tempo de curso.

Grupos de leitura e escrita para complementar seu aprendizado com atividades práticas.


Mentoria ao final do curso para produção de livro, início de carreira como escritor ou para atuação profissional no mercado editorial.

cadastre-se gratuitamente para ser avisado de novas turmas


Corpo docente

Professor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do cursoProfessor do curso

Nosso corpo docente conta com professores que aliam experiência acadêmica, artística e didática. Também são convidados escritores e profissionais com experiência no mercado editorial para ministrar módulos ou participar como convidados de algum módulo. Confira alguns dos nomes que vêm participando do curso como convidado ou professor:

Marcelo Spalding, diretor do curso, é jornalista, professor, escritor e editor, com 8 livros individuais publicados e mais de 120 livros editados. Professor de oficinas de Escrita Criativa presenciais e online desde 2007, fundou e dirige a Metamorfose Cursos. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor e mestre em Letras pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras. Ex-professor universitário, atuou como professor de Escrita Criativa e Jornalismo na graduação e no PPG Letras da UniRitter, além de coordenar o Pós-graduação em Produção e Revisão Textual e a Editora UniRitter. É idealizador do Movimento Literatura Digital, editor dos sites minicontos.com.br e escritacriativa.com.br e autor do livro Escrita Criativa para Iniciantes, além de ter criado o primeiro jogo de tabuleiro de Escrita Criativa do Brasil.

Luísa Aranha é escritora independente, professora, jornalista e blogueira. Publicou mais de 30 títulos, entre dramas, comédias românticas, eróticos, antologias e romances contemporâneos, todos em formato impresso e digital. Semifinalista do Prêmio Sesc de Literatura em 2017, é especializada em literatura de entretenimento e autopublicação, sendo uma das autoras mais lidas na Amazon, onde publica desde 2016. Seu último romance, Filhas da Terra, foi lançado em 2023 pela Editora Metamorfose.

Julia Dantas é escritora, preparadora de originais na Baubo, tradutora e doutora em Escrita Criativa. Publicou em 2015 o romance "Ruína y leveza", finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2020, foi co-organizadora da antologia "Fake Fiction: contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade" e publicou o folhetim "Pássaros da cidade" na revista Parêntese. Seu segundo romance, "Ela se chama Rodolfo", saiu em 2022 pela editora DBA e venceu os prêmios AGEs Livro do Ano e o prêmio Alcides Mais da Academia Rio-Grandense de Letras.

Gustavo Czekster é formado em Direito na PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS. É doutor em Escrita Criativa pela PUCRS. Já publicou dois livros de contos: “O Homem Despedaçado”, em 2011, e “Não Há Amanhã”, em 2017, este último vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Minuano de Literatura, Prêmio AGES de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti. Em 2022, lançou o romance "A nota amarela, seguida de 'Sobre a Escrita: um ensaio à moda de Montaigne", que venceu o Prêmio da Academia Riograndense de Letras e foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2022.

Jane Tutikian é membro da Academia Literária Feminina, da Academia Rio-Grandense de Letras e do Pen Clube Português. Escreveu 23 livros, entre contos, novelas e novelas infanto-juvenis. Teve dois livros adaptados para o teatro e recebeu alguns dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, como Prêmio Jabuti, Açorianos, Tibicuera, etc. Participou de várias antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM. Foi patrona de muitas Feiras do Livro do interior do RS e patrona da 57ª Feira do Livro de POA. É professora titular da UFRGS, tendo sido Diretora do Instituto de Letras e Vice-Reitora.

Celso Sisto é ator, arte-educador, artista visual, ilustrador, escritor, contador de histórias e professor universitário, especialista em literatura infantil e juvenil, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mais de 80 livros publicados, vários prêmios (FNLIJ, Cátedra Unesco, Açorianos, etc.) e mais de 30 anos na área da contação de histórias, tendo formado inúmeros contadores de histórias espalhados pelo país. Seu livro “Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias” (Editora Aletria) é referência básica no assunto.

Tônio Caetano é escritor, especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e servidor público municipal. É filho de Virginia e Armindo, pai da Safira e dindo do Guga, da Sarah e do Ique. Cresceu correndo com os seis irmãos pelas lombas da Vila Vargas, periferia de POA. Autor do livro “Terra nos cabelos”, Editora Record, Prêmio SESC de Literatura 2020 na categoria Conto, e do livro “Sobre o fundo azul da infância”, Editora Venas Abiertas, Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021 na categoria Narrativa Curta.

Bruna Tessuto é formada em Teatro pela UFRGS e no Curso de Formação de Escritores da Metamorfose. Ministrou oficinas de teatro para crianças e adolescentes no CRAS de Morro Reuter e para jovens e adultos na Metamorfose, onde também trabalha como editora, mediadora de grupos de leitura e professora de Escrita Criativa. Deu oficina de teatro no Colégio Luterano Concórdia. Participou como escritora dos livros Diálogos, Anti-Heróis e Cidade Cinza. É autora de Os bastidores de Emma, livro em que transformou a realidade pessoal em ficção, e Pela voz delas, livro em que ficcionalizou depoimentos de mulheres reais.

Rubem Penz é escritor, publicitário, baterista e compositor. Atualmente é colunista da revista eletrônica especializada em crônica RUBEM e já escreveu sete livros individuais, sendo "Aforistas graças a Deus" o mais recente. É o idealizador e organizador da Oficina Literária Santa Sede, crônicas de botequim (Açorianos 2016 como Destaque Literário). Com ela, lançou 28 antologias de crônicas de botequim de 2010 a 2023.

Ana Elisa Ribeiro é autora de livros de poesia, conto, crônica, infantis e juvenis por várias editoras brasileiras. Tem colunas fixas no Blog da Relicário e no jornal Rascunho. Seus títulos mais recentes são Dicionário de Imprecisões (finalista Jabuti 2020), Doida pra escrever, Romieta & Julieu (Jabuti 2022), Menos ainda e Como nasce uma editora. É editora de livros de poesia e prosa contemporâneas na Autêntica e na Peirópolis, além de coordenar a coleção acadêmica Pensar Edição (Moinhos/Contafios). É professora titular na rede federal de ensino, doutora em estudos linguísticos e pesquisadora do mercado editorial.

Wlange Keindé é escritora, cientista social, mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e youtuber. Seu canal Ficçomos está no ar desde 2014 e tem mais de 170 mil seguidores. É um canal para escritores que desejam aprender técnicas de escrita, entender como funciona o mercado editorial e pensar a literatura do ponto de vista de quem a cria.

Duda Falcão é um dos nomes de referência da Literatura Fantástica no Brasil. Seu primeiro romance, Protetores, foi publicado em 2012. Foi curador do Tu, Frankenstein e é um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica, que ocorre na capital gaúcha. Fundou a Argonautas Editora, que publica obras com destaque para os gêneros fantásticos, e é professor universitário licenciado em História, especialista em Literatura Brasileira, mestre e doutor em Educação. É autor de 8 livros de literatura fantástica.

Rodrigo Rosp é mestre e doutor em Escrita Criativa pela PUC/RS, é autor de quatro livros individuais, organizou três antologias e teve contos publicados no Brasil e na Alemanha. Em 2009, fundou a Dublinense, onde atua como editor, tendo publicado mais de 200 livros. Também criou o perfil A Língua Muda, que discute o uso da língua na literatura.

Ana Mello é poeta e cronista, com 7 livros individuais publicados, especialista em Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD pela PUCRS. Ministra oficinas online e presenciais. Coordena um Grupo de Leitura e Escrita Criativa na Metamorfose Cursos desde sua fundação. É criadora do projeto #projetandopoesia.

Márcia Ivana de Lima e Silva é professora do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela UFRGS, Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é autora do livro A gênese de Incidente em Antares.

Alex Ribondi é Diretor de Audiovisual e roteirista formado em Comunicação pela UnB. Durante sua trajetória literária, se experimentou na poesia, no miniconto e no conto, assim como já se aventurou pelo teatro escrevendo a peça “O homem que cheirava flores”. Alex já publicou seus textos no caderno Pensar, do Correio Braziliense. Ultimamente, tem se aprofundado em estudos de roteiro e de criações narrativas, especialmente para o público infantil e infanto-juvenil. Ribondi se interessa por narrativas longas e os gêneros fantasia, ficção científica e terror são os que mais o atraem.

Cláudia Sepé é professora de português, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Infantil e Juvenil, Mestre em Aquisição da linguagem- Sociolinguística, Doutora em Comunicação, escritora e mediadora de leitura. Egressa do Curso de Formação de Escritores, já publicou 6 livros individuais para o público infantil e juvenil.

Rafael Figueiredo é poeta, educador social e compositor. Começou a escrever peças teatrais ainda na escola. Seu repertório autoral conta com mais de duzentas músicas, e contemplam vertentes da música brasileira como as modas de viola, a trova, a música popular, além de temas para peças de teatro. Influenciado por autores como Ariano Suassuna, Miguel de Cervantes e García Lorca, dedica sua obra a contribuir para o crescimento e fortalecimento da cultura popular.

Arthur Menezes é formado como jornalista pela Unisinos e pós-graduado em Práticas Inovadoras em Educação pela Unicesumar. É educador certificado pela Google Education e recebeu o Prêmio Unicos pelo melhor projeto de comunicação multimídia em 2017. Foi destaque no Prêmio ABED de Pesquisa e Inovação em EaD, em 2018, com o podcast educacional La Salle Cast. Criador e roteirista da websérie Dupla de Dois, a maior websérie universitária do país.

Maiara Alvarez é bacharel em Jornalismo e especialista em Leitura e Produção Textual. Atua com revisão desde 2011, com jornais, relatórios, produções acadêmicas e ficção. Hoje é coordenadora editorial e ministra oficinas relacionadas a edição, preparação e revisão de textos literários. Já contribuiu na produção de mais de 60 obras, incluindo o finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, O Vizinho Alemão, de Mario Pool.

Carolina Magalhães da Silva jornalista formada pela PUCRS, publisher da Editora Metamorfose, instagrammer no @oquefazerempoa e professora de marketing digital. São mais de 20 anos de atuação no mercado de produção de conteúdo para internet, criando textos para sites e redes sociais de empresas e coordenando equipes de redação online de programação cultural e dicas de locais e serviços no grupo RBS por 13 anos.

Elenilto Saldanha Damasceno é escritor, professor, jornalista e revisor. É mestre em Letras / Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira pela UFRGS e graduado em Letras e Jornalismo pela Unisinos. É autor de Curta ficção (Metamorfose, 2023) e de Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis (Dialética, 2021), com o qual foi finalista do Prêmio AGES 2022 na categoria não ficção. Também foi finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2021 na categoria conto. Egresso do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, também atua como revisor da Editora e participou como escritor em cinco coletâneas de contos. É professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Liberato e colunista nos sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e na revista digital Paranhana Literário.

Liz Quintana é designer, Doutora em Comunicação e Informação. Trabalhou como docente durante 14 anos no ensino superior, pós-graduação stricto e lato sensu em design. Participa de oficinas de criação literária infantil e juvenil. É ilustradora. Participou de duas publicações de antologias: Minicontos de Amor e Morte (2018) e Banquete (Contos 2019). Publicou dois livros voltados para o público jovem “Traços” (2019) e “Chamas” (2022). Seu primeiro livro infantil “Iogurte”, foi publicado em 2021 e em 2022 publicou “O Mistério do Picolé”, em coautoria com Berenice Copstein, com quem tem um Podcast de histórias infantis – Abracachola Podcast. No Estúdio Liz trabalha com Design Editorial e Ilustração.


Convidados

Luisa Geisler nasceu em Canoas, em 1991. É escritora, tradutora, mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland e doutoranda na Universidade de Princeton (EUA) no departamento de espanhol e português. Escreveu Luzes de emergência se acenderão automaticamente (2014), De espaços abandonados (2018) e Enfim, capivaras (2019). Com o projeto coletivo Corpos Secos (2020), venceu o Jabuti em 2021. Foi também vencedora do Prêmio Açorianos de Narrativa Longa e do APCA de Narrativa Infanto-Juvenil, além de duas vezes vencedora do Prêmio SESC de Literatura. Tem textos traduzidos em mais de quinze países.

Airton Ortiz é escritor e jornalista. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, tem no currículo 21 livros publicados, sendo 10 de reportagens, sete de crônicas, dois romances, um infantil e um de fotografia; com prêmios como AGES (duas vezes) ARI, União Brasileira de Escritores, e finalista em Açorianos de Literatura (4 vezes) e Esso de Jornalismo. Foi patrono da 60ª Feira do Livro de POA (2014) e presidente do Conselho Estadual de Cultura (RS). É vice-presidente da Academia Rio-grandenses de Letras.

Mario Augusto Pool é escritor, professor universitário e pedagogo multimeios. Doutor e mestre em Educação, trabalha com gestão universitária e como chefe da Divisão do protagonismo juvenil da SEDUC /RS. Foi o fundador e Diretor da ULBRA TV e atuou na pró-Reitoria de diferentes universidades. Como escritor, publicou três importantes obras acadêmicas que tratam do comportamento das juventudes frente às novas tecnologias e publicou as novelas ficcionais "No Nevoeiro", "Parada 90", "In The Fog" (NY, 2020) e "Bomani e as torres malditas", além dos romances "O Antiquário", "O Vizinho Alemão" e "O Estampador". Seu romance juvenil "O Vizinho Alemão" foi finalista do prêmio Jabuti de 2021 e também finalista do Troféu Açorianos de 2023 na categoria literatura juvenil.

Graziela Reis é formada em Letras, mãe de 3 filhos e sócia da Increasy, que atua desde julho de 2014 agenciando autores para editoras como Verus, Planeta, Rocco, Seguinte, Suma, Galera, Bertrand, Intrínseca, Best-seller, Astral, Nacional, entre outros. Tem agenciado roteiros também para plataformas como Netflix, GloboPlay, Amazon, Skeelo (Audiobook). São mais de 90 autores agenciados e mais de 150 livros publicados, alguns com vendas superiores a 100.000 mil exemplares. A Increasy também produziu livros, como Livro de Marcar Livros, Livro de Marcar Filmes, De malas prontas e Minha história, com tiragens de até 20.000 exemplares.

Cíntia Moscovich é escritora premiada, jornalista, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas de criação e de produção textual. Autora de 8 livros individuais, publicados por editoras como L&PM, FTD e Record, foi traduzida em mais em mais de 10 países. Patrona da 62ª Feira do Livro de POA, recebeu 4 prêmios Açorianos (PMPA), além do Portugal Telecom, do Clarice Lispector (Biblioteca Nacional) e do Jabuti (CBL). Já representou o Brasil em diversos eventos literários internacionais, como Feira do Livro de Guadalajara, Festival Nosso Jogo da Áustria, Feira de Frankfurt, Bienal do Livro de Santiago, Salão do Livro e da Imprensa em Genebra, entre outros.

Luiz Paulo Faccioli é músico, compositor, juiz Allbreed e Instrutor pela The International Cat Association — TICA. Autor de Elepê (contos, WS Editor, 2000), Estudo das Teclas Pretas (novela, Record, 2004), Cida, a Gata Maravilha (infanto-juvenil, Galera Record, 2008), Trocando em miúdos (contos, Record, 2008) e Primeira Pessoa (contos, Metamorfose, 2019). É crítico literário do jornal Rascunho há 19 anos.

Christian David é graduado em Biologia e pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS. É professor na Metamorfose Cursos e colaborador do Literatura RS. Ocupa a cadeira 24 da Academia Rio-Grandense de Letras. Tem mais de 20 títulos publicados em diversas editoras. Já recebeu diversos prêmios como o Prêmio Saraiva 100 anos, Prêmio AGES, Prêmio Cidade de Passo Fundo, Prêmio Off-flip, Prêmio Academia Rio-grandense de Letras, Prêmio LeBlanc, Prêmio Sintrajufe-RS pelo conjunto da obra, Troféu Carlos Urbim (Prêmio ARL),inclusão no Catálogo de Bolonha, Acervo Básico e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de finalista nos prêmios Açorianos, AEILIJ e Jabuti.

Luís Dill é formado em Jornalismo pela PUC/RS e tem Pós-graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira. Possui mais de 50 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de diversos prêmios literários, tendo recebido o Açorianos na categorias Conto e Juvenil. Recebeu o prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha dos Escritores na categoria Poesia, foi laureado com o terceiro lugar do prêmio Biblioteca Nacional na categoria Juvenil e venceu o Prêmio Flipoços. Alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e fazem parte de seu acervo básico.

Graziana Fraga dos Santos é especialista em planejamento de marketing digital e criação de conteúdo para redes sociais, com mais de 20 anos de experiência, trabalha com assessoria e consultoria de marketing digital na Tecer Comunicação, agência que fundou em 2009. Graduada em relações públicas pela UFRGS, possui especialização em Assessoria de Comunicação pela UNISC e MBA Profissional em Gestão e Marketing pela ESAB. Desde 2015 ministra cursos na área de Marketing Digital.

cadastre-se gratuitamente para ser avisado de novas turmas