Uma conversa sobre identidade e representatividade trouxe questões relevantes para quem se preocupa com o tema da diversidade na literatura. Mediado por Marcelo Spalding, o bate-papo foi transmitido na última quinta-feira (2), em nosso canal do Youtube, e teve como convidados os escritores Tônio Caetano, autor de "Terra nos cabelos", e Emilly Garcia, autora paraense que está finalizando seu primeiro livro, "As cartas que te escrevi, e você nunca vai ler".
O público pôde participar enviando perguntas aos escritores, e, durante quase uma hora, foram debatidos assuntos como lugar de fala, etarismo, politicamente correto, reflexões sobre o espaço do negro e da mulher na literatura brasileira, literatura lésbica.
Quando falou sobre composição de personagens, Tônio destacou que o escritor precisa prestar um olhar atento à diversidade ao seu redor. "O mundo é diverso. Se a gente entrar numa sala da Metamorfose com dez alunos, serão dez pessoas diferentes. Porém, quando a gente vai para a literatura, vemos quase sempre os mesmos personagens".
Sobre a abordagem de temas sensíveis e a não aceitação desses temas por parte de algumas pessoas, Emilly defendeu que "quem não está disposto a entender o lugar do outro é politicamente preguiçoso. Quando escrevo o outro e sobre o outro, quero dizer que o enxergo, que enxergo a sua realidade".
Assista à íntegra da live abaixo:
um projeto da Metamorfose Cursos
E-mail: contato@formacaodeescritores.com.br
WhatsApp: 51-99319-5780
Instagram: @formacaodeescritores